Atletismo para Deficiente Físico

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     O atletismo para deficientes físicos inclui no seu programa provas como:
      100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 5.000m, 10.000m, 4 X100, 4 X400.



                                                                           

 lançamento do dardo, lançamento do disco, arremesso do peso,pentatlo e maratona

                                                      

                                                    salto triplo, salto em distância.




                                                         

                                                                  salto em altura


                                                     
                                                        
                                                                   

Perfil dos Atletas


Estas provas são disputadas por pessoas com paralisia cerebral (PC), amputados, lesados medulares e les autres.

                                          
Classificação Funcional

 classificação funcional faz parte da estrutura de desenvolvimento de uma modalidade paraolímpica. Ela visa a aproximar os atletas conforme as condições de mobilidade que estes apresentam, proporcionando assim equiparação funcional.
Assim como em outros esportes em que os atletas são categorizados em função do peso, idade e sexo, no esporte paraolímpico, os atletas são classificados e agrupados em classes, conforme o grau de resíduos musculares, seqüelas das deficiências que podem ter sido causadas por doenças, disfunção ou acidente, que resulta na perda substancial ou total da funcionabilidade. Estão assim divididas as categorias:
  • Lesionado medular (a classificação leva em consideração a altura da lesão);
  • Amputados (nível da amputação);
  • Paralisado Cerebral – PC;
  • Com Limitação Cognitiva;
  • Deficientes Visuais;
  • Les autres que, traduzindo literalmente, significa “os outros” (inclui todos os outros que não se enquadrem nos grupos já citados).


As classes funcionais são determinadas por uma variedade de processos que podem incluir uma avaliação física, técnica e observação dentro e fora da competição.
A classificação é um processo que inicia na primeira competição de um atleta, em que ele é inserido em uma classe que pode ser revista ao longo de competições subseqüentes. Este processo é conduzido por profissionais de educação física, médicos, fisioterapeutas, credenciados pela entidade que rege a modalidade esportiva. São conhecidos como classificadores.


Classes

Track = pista

Field = campo

O sistema de classificação funcional utiliza a letra T(track) precedida do número da classe do atleta para indicar eventos de pista e a Letra F (field), também precedida do número da classe, para indicar os eventos de campo (Exemplo: T46 e F46 ).
O número da classe indica o grau de comprometimento motor, quanto maior o número menor será o comprometimento do aluno.
Obs.: No quadro a seguir, poderemos visualizar as classes referentes a cada deficiência.




Iniciação ao Atletismo

                                                    



A iniciação esportiva no atletismo adaptado tem como objetivo levar a criança ao aprendizado de técnicas motoras básicas pertinentes à modalidade esportiva, sendo que as atividades são as mesmas desenvolvidas nas aulas regulares, tornando-se necessária a atenção às adaptações condizentes à necessidade da criança e suas características.
A iniciação prática do esporte, além de ampliar o referencial psicomotor do aluno, visa também a prepará-lo para a prática da competição no contexto escolar. “Considerando a prática esportiva como um elemento talvez insubstituível para o desenvolvimento e aquisição de experiências e habilidades motoras de crianças, desde que não seja considerada como um fim em si mesma, e sim um meio de contribuição na formação integral da pessoa humana”. (CORSEUIL e PRERES, 2000, p.176)

                                         
Sabe-se que é na escola que nossos alunos passam boa parte da sua infância e adolescência e muitas vezes este é o único momento de “brincar”, principal momento do desenvolvimento das habilidades motoras. Então, cabe aos professores fazerem das atividades diárias momentos prazerosos, estimulantes e enriquecedores da prática voltada à iniciação esportiva escolar dos alunos, com deficiências ou não.
Este processo deve ser realizado de forma progressiva, respeitando a individualidade da criança, considerando os aspectos metodológicos da modalidade e cuidados que contra-indiquem riscos nas aulas de educação física, permitindo desta maneira que a inclusão se desenvolva de forma natural

Corrida de Cadeira de Rodas

Posição de Largada
  1. Os atletas devem permanecer sentados sobre a almofada ou acento da cadeira de rodas.
  2. Incline o corpo à frente de forma que os ombros fiquem à frente dos quadris.
  3. Una os joelhos e os pés no centro da cadeira.
  4. Segure as rodas ou suporte para as mãos na posição das 11 horas; ex., imediatamente posterior ao mais alto ponto da roda (posição das 12 horas) com os polegares para dentro e os dedos para fora.
  5. Mantenha a cabeça levemente à frente e concentre-se nos muitos metros à frente.
Movimento à Frente e Recuperação
  1. A partir da posição de largada, impulsione as rodas ou suporte para as mãos à frente partindo da posição das 11 horas para a posição das 4 horas, e solte as mãos das rodas.
  2. Continue movimentando os braços e as mãos em movimento circular, ex., passe pelas posições das 6 e 9 horas, e recupere voltando à posição das 11 horas.
  3. Mantenha o corpo e a cabeça parados durante o movimento e a recuperação.

Dicas de Treinos

  1. Demonstre a posição de largada.
  2. Lembre o atleta de posicionar novamente um braço, mão, perna, etc., tocando-o, ou coloque-o na posição correta.
  3. Para atletas com dificuldade de equilíbrio posicione os pés para cima contra a cadeira, trazendo os joelhos ao peito.
  4. Ilustre o movimento, mostrando uma roda e posições do relógio para as mãos.
  5. Lembre o atleta de manter o tronco e a cabeça parados e movimente os braços e mãos somente. O movimento superior do corpo, ex., agitando-se ou balançando para frente e para trás, desacelerará o movimento da cadeira.
  6. Explique que a parte mais forte do movimento deve ser partindo da posição de 12 horas à posição de 4 horas.
  7. Promova treinos de competições; trabalhe na reação do som ao comando de largada.
  8. Concentre-se em empregar as duas mãos para o movimento e recuperação em uníssono e com igual força, desta forma o movimento da cadeira é suave e eficiente.
  9. Alerte ao atleta para evitar o movimento que ultrapasse a posição das 5 horas, pois poderá causar sérias lesões às mãos, braços ou ombros do atleta.
  10. Atletas de cadeiras de rodas com paralisia de braços devem empurrar suas cadeiras à frente ou impulsiona-las para trás com seus pés. Os atletas que impulsionam suas cadeiras devem dar a largada com as rodas traseiras atrás da linha de largada e devem usar capacete


Para que se possa entender melhor a iniciação esportiva na escola para alunos com deficiência, relacionamos um conjunto de questionamentos e respostas.
Qual o significado de adaptação no esporte para deficientes?
Modificar ou ajustar equipamentos, locais, materiais, além das regras de uma modalidade e, até mesmo, o modo de conduzir a organização de um evento esportivo.
Como atender ao meu aluno deficiente?
Na maioria das vezes, nossos alunos desconhecem a capacidade de seus movimentos, necessitam satisfazer curiosidades, aumentar a confiança em si mesmos. Para tal, o papel do professor passa a ser ainda maior, pois a confiança torna-se mútua. Então, elabore aulas de forma que respeite a individualidade da criança de forma progressiva, considerando os aspectos metodológicos da modalidade.
Quanto ao respeito à individualidade da criança, como permitir a inclusão?
O professor de educação física, que souber lidar com as peculiaridades de seus alunos com deficiência física, conseguirá fazer a inclusão de forma natural e sem distinção, respeitando progressivamente o processo de aprendizagem da modalidade em destaque. A inclusão está relacionada ao não-isolamento do aluno durante as aulas. Isto implica a elaboração de atividades em que todos possam participar, estimulando desse modo a integração e o respeito às diferenças.
Como ensinar atletismo adaptado para aluno deficiente nas minhas aulas do ensino regular?
Esta é uma das perguntas mais freqüentes, mas a resposta é simples. Quando falamos em adaptação, devemos ter claro o seu significado para, então, entender que o processo educacional é o mesmo. A adaptação requer a identificação de determinadas práticas, na sua maioria já conhecidas, bem como o bom-senso em reconhecer o que o aluno tem condições de realizar em função dos movimentos ou segmentos corporais que estão preservados. Exemplo: parta do pressuposto de que, em uma aula voltada para resistência aeróbia, há a participação de um aluno amputado de membro inferior esquerdo, que faz uso de muleta. Inicialmente reporte-se ao lugar dessa criança, reflita no prazer de estar participando ativamente da aula. Pense o quanto é bom brincar de saltar em um pé só (Saci-Pererê) e/ou carrinho de mão, com os amigos segurando sua perna para que possa caminhar com os braços etc. Inúmeras são as atividades que você proporciona aos seus alunos tidos como “normais” e para aquele seu aluno com deficiência elas poderão ter o mesmo objetivo, porém deve-se respeitar as características físicas, a individualidade e habilidades motoras.
Como elaborar minhas aulas, considerando os aspectos metodológicos do atletismo?

                                                             

É importante que o professor conheça os aspectos mecânicos da modalidade em suas diversas provas, para que assim possa distinguir os aspectos técnicos corretos ou não, possíveis e impossíveis de serem realizados com alunos com deficiência. O atletismo é, naturalmente, a modalidade onde os profissionais da educação física podem colher os maiores frutos no que diz respeito à iniciação esportiva escolar. Os aspectos metodológicos podem ser aplicados sem maiores restrições, mesmo com uma realidade precária quanto a materiais apropriados para o desenvolvimento das atividades. Para a criança com deficiência física, os métodos de ensino são os mesmos, respeitando, obviamente, sua capacidade funcional e adaptações necessárias para o bom desempenho da atividade proposta.

Como posso direcionar meu aluno deficiente para uma prova?

                                            

Devemos ter cuidados com direcionamentos na iniciação escolar, pois todo o processo de aprendizagem motora deve ser respeitado. Devemos ter claras, antes de qualquer direcionamento, a constituição física do aluno, as possíveis melhoras em suas habilidades e as diversas forças do corpo, para que então se torne mais nítido o direcionamento para as mais diversas provas oferecidas no atletismo adaptado.
Que cuidados devo ter na prática da iniciação esportiva escolar?
A primeira preocupação deve ser em relação às capacidades funcionais do seu aluno com deficiência, para então chegar aos seguintes cuidados:
  • Se o aluno faz uso de cadeira de rodas, devemos cuidar da sua transferência de uma cadeira para outra ou para o local de que ele irá ser removido para a atividade. Estes cuidados tornam-se necessários em função da falta de sensibilidade que seu aluno pode ter em determinadas áreas
    do corpo.
    Exemplo: um paraplégico não tem sensibilidade nos membros inferiores, então ele poderá não notar que se feriu durante a aula.

  • Permita que o seu aluno forneça as orientações necessárias para auxiliá-lo quando ele estiver ciente de suas inaptidões ou dificuldades.
  • Certifique-se que o local, onde está sendo ministrado seu treinamento, é plano, de fácil acesso, e estará ao alcance de sua visão etc.
  • Não ache que seu aluno é incapaz de realizar as atividades. Faça testes motores simples de contração e movimentos de grupos musculares, pois assim você poderá detectar os grupos musculares preservados e, então, passar a explorar o potencial de seu aluno, solicitando-lhe atividades que suas capacidades funcionais permitam.
É de extrema importância que o professor possa identificar a diferença entre aquele aluno que quer, mas não pode realizar uma atividade, por sentir-se inseguro, por medo ou, até mesmo, por vergonha de suas limitações. Neste momento, professor, sua intervenção passa a ser a maior aliada deste aluno, mostrando a ele que tudo é possível dentro de suas capacidades funcionais.
fonte da postagem


Materiais Alternativos



                                      1- Sinalizadores de partida


2-Apoios de blocos de partida


                                                3-blocos de partida


4-Adaptação do bloco para o cotoco


5 - Corrida de fita com boné


                                               6 - bola de meia - pelota
                     
                                           
                                               7 - pelota com fita
                                 
                                               8 - mini dardo de madeira
                                             

Constituição
Bastão de madeira (pedaço de cabo de vassoura) com aproximadamente 60 cm de comprimento, no 
qual deverão ser feitas ranhuras na parte de trás. Na frente é feita a ponta e na extremidade de trás deverão 
ser fixadas bordas que poderão ser confeccionadas com a porção superior de uma garrafa pet.
Complementa o dispositivo um cordel também com aproximadamente 60 cm de comprimento.                   
                                                  8 - empunhadura

                                           
                                              9 - lançamento

                                            10 discos de papelão
              
                                               11 - orientações  para construção




ATIVIDADES COM MATERIAIS ALTERNATIVOS

 corrida de resistência

      arena ou cirucuito com obstáculos


                                                arena de saltos na caixa de areia



Arena de saltos em suspensão

                                                         arena de lançamento



fontes da postagem










5 comentários:

Daniela disse...

Parabéns, excelente trabalho!

Carlinhos disse...

Queria que fosse curiosides sobre a corrida de cadeira de rodas



Daniella Cunha disse...

Tenho uma filha de 13 anos , tem o diagnostico de DI . Como faço para iniciar a vida dela nos jogos paralímpicos?
Em que modalidade ?
E-mail: dcbarbosa74@hotmail.com

Unknown disse...

parabéns,bom trabalho!

MANINHA disse...

Posso usar o vídeo na minha aula sobre, Inclusão Social através do Atletismo. 3ª Série do Ensino Médio

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