Rugby em Cadeira de Rodas

1






A  modalidade foi criada em 1977 no Canadá para ser um esporte que incluísse os tetraplégicos que não tinham muito espaço para jogar basquete em cadeira de rodas, esporte paralímpico mais comum. Isso porque os tetraplégicos possuem algum tipo de disfuncionalidade nas mãos, o que dificulta a prática do basquete.



Inicialmente chamado de “murderball”, o novo esporte foi desenvolvido a partir de elementos do basquete, hockey no gelo, handball e rugby, permitindo aos tetraplégicos a prática de uma atividade física adequada as limitações impostas por esse tipo de deficiência. No caso do Rugby em Cadeira de Rodas, é considerado tetraplégico aquele que possui algum tipo de deficiência em pelo menos três membros do corpo.
O Rugby em Cadeira de Rodas é disputado em uma quadra com as dimensões da quadra de basquete, que conforme a figura abaixo possui um desenho diferente. A diferença está na “área chave” que delimita a linha de gol, marcada por dois cones posicionados a 8 metros de distância. O objetivo do jogo, então, é atravessar a linha de gol com a posse da bola, que no caso é semelhante a uma bola de vôlei.




Descrição

Este esporte parece bastante com o futebol americano, por ter quase os mesmos objetivos e ser um jogo que envolve forte contato físico. As equipes são formadas por quatro jogadores e há oito
reservas à disposição do técnico. Esta grande quantidade de suplentes é explicada pela força das colisões entre os competidores e suas cadeiras. Homens e mulheres atuam juntos. É necessário ter
agilidade para manuzear a bola, acelerar, freiar e direcionar a cadeira. Amputados podem competir usando as cadeiras de rodas. Quadras de basquete são utilizadas no rúgbi em cadeira de
rodas, ao contrário dos campos de grama convencionais. As dimensões são as seguintes: 15m de largura por 28m de


A Cadeira de Rodas




As cadeiras são divididas em dois tipos -   ataque e defesa.

-A Cadeira de defesa tem um acessório na parte frontal  para ajudar a travar e impedir a progressão dos adversários .
- As Cadeiras  de ataque não têm esse acessório e sim um pará-choque  frontal " asas" par dificultar  que fiquem presas.

Perfil dos Atletas

Principais características

Atletas com pontuação baixa deve jogar na defesa e o sua função na quadra é mais eficiente se estiver utilizando cadeira de defesa.  Já os de pontuação alta jogam no ataque.



Atletas  com pontuação baixa  - é aconselhável jogar na defesa e o seu trabalho dentro de quadra será

Classificação Funcional
O rugbi em cadeira de rodas é praticado por atletas tetraplégicos dos sexos masculino e feminino. Os jogadores são categorizados em sete classes a depender da habilidade funcional: 0,5; 1,0; 1,5; 2,0; 2,5; 3,0 e 3,5. As classes superiores são destinadas aos atletas que têm maiores níveis funcionais e as classes mais baixas são para jogadores com menor funcionalidade. A classificação é baseada nos seguintes componentes:

Teste de Banco: um teste muscular é realizado em toda a extremidade da musculatura superior, além do exame do alcance do movimento, tônus e sensação.

Teste Funcional do Tronco: é realizada uma avaliação do tronco e das extremidades inferiores em todos os planos e situações, que pode incluir um teste manual da musculatura do tronco.
Testes de Movimentação Funcional.Esporte Paraolímpico: modalidades e classificação funci

Iniciação 

Ênfase no trabalho de resistência e força na musculatura dos membros superiores, para  que possam  realizar locomoção, transferências .
-  Dosar as sessões de treino para recuperação muscular.
-  Levar em conta a individualidade biológica.
- Condicionamento global , resistência aeróbia, força, velocidade e potência.
-   Atividades de fundamentação no manejo da cadeira de rodas, manejo da bola, passe, recepção, drible e finta.
- Jogos pré-desportivos   para aproximar a realidade do jogo

Material de Apoio
-  Borificador de água  para se refriar e controlar a temperatura corporal

- Água  - para hidratação


- Banheiro adequado próximo para fazer o esvaziamento da bexiga e pela falta de controle de esfrincterer.
-Caixa de ferramentas para pequenos reparos

- Toalhas molhadas para auxiliar no resfriamento corporal





fontes da postagem


http://www.gime.ufjf.br/gime/wp-content/themes/gime/arquivos/texto_Classificacao_funcional_para_leitura.pdf

Rubby em cadeira de rodas In - Esporte paralímpico/editores Marco Túlio de Melo, Ciro Win
ckler de Oliveira Filho -São Paulo: Editora Atheneu, 2012

1 comentários:

Unknown disse...

e bue fixe

Postar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting