b) QUAD - direcionada exclusivamente para pessoas com deficiência nos membros superiores. Neste caso, utilizam-se cadeiras motorizadas.
c) juniores - composta por adolescentes com idade máxima de 18 anos.
c) juniores - composta por adolescentes com idade máxima de 18 anos.
Noções de Aprendizado
As técnicas de treino e ensino são as mesmas, as diferentes empunhaduras, o posicionamento em relação à bola, as jogadas, o saque, o voleio, o topspin e o slice não
Observar no ensino
- O tenista em cadeira de rodas está sempre numa posição mais baixa.
- É o tipo de lesão do jogador que prepondera na determinação do seu equilíbrio e estabilidade.
- A mobilidade da cadeira que, se não for adequada, impedirá o uso de técnicas e jogadas básicas.
- O tenista em cadeira de rodas tem menos tempo para dar a batida correta pelo fato de ter de movimentar a cadeira com as duas mãos. Ele é obrigado a tomar decisões com mais rapidez como, por exemplo, quando a bola é jogada na direção exata da sua cadeira.
Iniciação ao tênis em cadeira de Rodas.
De acordo com Quindim e Munster 2011 A proposta pedagógica para iniciação na modalidade. Em todas as sessões a serem aplicadas devem conter a mesma estrutura:
De acordo com Quindim e Munster 2011 A proposta pedagógica para iniciação na modalidade. Em todas as sessões a serem aplicadas devem conter a mesma estrutura:
- aquecimento (atividades que envolvem movimentos a serem utilizados durante a parte principal realizados de forma lúdica e sem carga);
- alongamento (geral e específico); parte principal (recuperação de habilidades já aprendidas e apresentação de novas atividades); e parte final (alongamento e feedback). segue a proposta dos autores supra citados.
1) Deslocamentos e Manejo de cadeira
Diferentes deslocamentos orientados: frente, trás, giros, paradas bruscas, mudanças de direção.
- Jogos pré-desportivos envolvendo ações variadas de deslocamento: pega-pega, pega-rabo, pique-bandeira.
2)Maneabilidade e lançamentos da bola.
Realizar com Exercícios Estáticos e Dinâmicos.
Lançar a bola rasteira e deslocar a cadeira ao lado dela.
- Lançar a bola ao alto e ter que bater o número máximo de palmas até que efetue a recepção.
- Lançar a bola ao alto e passar em baixo dela quantas vezes possível antes que ela toque o chão.
- Lançamentos simultâneos em duplas tendo que fazer as bolas chocarem-se no ar.
- Em duplas: um lança de um lado da rede e outro com cone do outro tem que receber, a dupla que fizer primeiro 3 vezes vence.
- Jogos lúdicos com a bola de tênis: bobinho, alerta, carimbador.Maneabilidade.
3) Empunhadura da raquete
Realizar Exercícios Dinâmicos e Estáticos
Realizar Exercícios Dinâmicos e Estáticos
- Deslocamentos orientados com a raquete entre a mão e o aro da roda.
- Exercícios estáticos: controlar bola com raquete quicando-a para cima, com a raquete quicar bola no chão.
- Exercícios dinâmicos: Deslocamento levando bola sobre a raquete como se fosse uma bandeja, quicando bola para cima e para baixo.
- Jogos lúdicos: hóquei com raquetes, bobinho tendo que utilizar a raquete para passar a bola, equilíbrio com a raquete na palma da mão.
- ‘Compra de Raquetes’ –Duas equipes fazem com suas raquetes uma fileira com elas ordenadas no chão. Ao sinal saem os primeiros de cada equipe e deve pegar a primeira raquete do chão e levá-la na frente da ultima e então voltar, logo parte a segunda pessoa. A equipe que conseguir atingir primeiro a rede com as raquetes ordenadas no chão vence
4) Capacidades físicas (coordenação, agilidade, velocidade, força)
Exercícios voltados para treinamento das capacidades físicas específicas do jogo.
- ‘Gato e Rato’ – em duplas, conforme orientação do professor o aluno denominado gato ou rato foge enquanto outro tem que pegar.
- ‘Semáforo’ – quandoprofessor lança bola para cima é sinal verde que significa deslocar-se em grande velocidade, quando a bola volta a mão do professor é sinal fechado, deve ocorrer uma parada brusca.
- ‘Jogo dos Números’ – Duas equipes, no qual cada um tem seu número. O professor chama um número e então partem os números correspondentes de cada equipe que devem pegar uma raquete que está no chão no centro do círculo e com ela conduzir uma bola de tênis que também encontra-se no chão até á sua área de ponto. Quem fizer primeiro vence.
- Força: com a bola ‘medicine’ realizar lançamentos variados em duplas – lateral, por cima da cabeça.
5)Fundamentos de fundo (forehand e backhand).
Exercícios de aprendizado
- Delimitar um pequeno quadrado no chão e em duplas devem executar o fundamento de forma manter a bola somente quicando dentro do quadrado (trabalho de ponto de contato) - primeiro usando é o forehand e depois só backand.
- Em duplas, um lança o outro deve efetuar o golpe de forma a tentar atingir o alvo (a princípio sem a rede e depois usando a rede)- primeiro só usando forehand e depois só backhand.
- Professor solta bola para aluno golpear, e este deve logo voltar para o final da fila. Devem tentar acertar um alvo do outro lado da quadra.
- ‘Sombra’ – dois alunos trocam bola em um jogo em mini quadra e atrás de cada um fica um parceiro que será a sua sombra tendo que executar o movimento como o companheiro da frente, desenvolvimento e fixação dos fundamentos
Saque. Exercícios em progressão para aprendizado e desenvolvimento do saque.
- Em duplas: um arremessa bola ao alto, sendo que ela deve quicar uma vez no chão antes de chegar no companheiro.
- Lançamento da bola ao alto com uma das mãos e realiza a captura da bola com a outra no ponto mais alto (enfatizar postura do braço no lançamento, chamado de toss).
- Em duplas realizar o movimento completo do saque de forma que a bola chegue ao parceiro.
- Idem anterior prosseguindo o mini jogo após o saque.
Exercícios de aprendizado, desenvolvimento e fixação dos fundamentos.
- Em duplas, um de um lado da rede lança e o outro segurando no coração da raquete realiza o voleio (primeiro só de direita depois só de esquerda).
- Idem anterior segurando com empunhadura correta no cabo da raquete.
- Em duplas usando mini quadra um realiza só forehand e outro só voleia.
- Smash: em duplas, um lança bem alto o outro sai da rede recuperando de costas e realiza o fundamento.
8) Tática.
Exercícios que englobam diferentes fundamentos visando situações reais de jogo.
- Professor lança 3 bolas: aluno deve efetuar um forehand, um backhand e um voleio – sempre direcionando os golpes para um determinado alvo.
- Professor lança 3 bolas: aluno realiza um fundamento de fundo, então sobe a rede e realiza um voleio (ambos acertando alvos) seguido de um smash vencedor.
- Idem exercícios anteriores em dupla, onde um aluno realiza o lançamento com a raquete para o companheiro que deve efetuar de forma eficaz 2 bolas dentro de um determinado alvo, assim que as duas bolas forem no alvo prossegue o jogo até a falha de algum dos dois jogadores.
- ‘Torneios subida e descida’: em duplas iniciam jogos simultâneos de 1 minuto, ao termino do tempo os vencedores de cada jogo devem trocar de mini quadra para um lado determinado e os perdedores para o outro lado. Assim novas duplas começarão um novo jogo de um minuto. Ao término, ficará na mini quadra mais alta os que mais venceram e nas mini quadras mais baixas os que mais perderam.
Equipamentos
Rodas
De preferência, leves e rígidas.
A cadeira será tão mais manobrável quanto maior for a cambagem das rodas.(18 a 22)
Pneus
Pneus com câmaras de alta pressão dão melhor desempenho.
Usam-se rodas de 3 polegadas de diâmetro (7,62cm) aproximadamente.
Se maiores, reduzem a habilidade de giro.
Se menores, não rodam com suavidade e qualquer irregularidade no piso fará a cadeira trepidar.
Não muito finas para evitar danos na superfície da quadra.
Para melhorar o equilíbrio e a mobilidade, o tenista poderá usar faixas de tórax, cintura, pernas e pés.
Faixas de tórax e cintura, conforme o tipo de lesão: o uso dessas faixas ajuda a melhorar o equilíbrio e aumenta a confiança. As faixas de tórax auxiliam na movimentação da cadeira, melhorando assim aperformance do atleta.
Observação: normalmente as faixas do tórax são elásticas.Faixas de pernas: uma faixa envolvendo a parte logo acima dos joelhos impedirá que as pernas se afastem durante o jogo, além de dar maior estabilidade ao corpo e aumentar a mobilidade.
Link de apoio:
Manual Tênis em cadeiras de rodas
Fontes da Postagem:
http://www.informacao.srv.br/cpb/htmls/paginas/teniscadeira/exercicios3.htm
lhttp://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2011/es
1 comentários:
Estou pensando em iniciar um Projeto de Tênis Inclusivo Escolar pois a escola em que trabalho como voluntário tem crianças com patologias que levaram as crianças a terem necessidade de uso de cadeiras de rodas. Quero incluí-las no esporte para terem outro astral e motivação para frequentar outros ambientes promovendo a inclusão social,
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